Historia

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sábado, 27 de novembro de 2010

Revisão UFRN 2011 – Parte Final (Discursivas)

Olá,

Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas pelo atraso dos meus ultimos posts, demorei devido a problemas que tive que resolver.

Em segundo gostaria de avisar que nesse post além das questões que eu havia separado, resolvi colocar outras 4 questões extra, as quais eu achei interessante.

E por fim gostaria de desejar a todos um otimo vestibular, desejo boa prova a todos vocês e que fiquem tranquilos, pois isso é essencial na hora da prova. Qualquer coisa que precisarem eu estarei a disposição. Mas vamos ao que interessa…

1. Em 1980, num show comemorativo ao Primeiro de Maio, o cantor Chico Buarque apresentou uma canção intitulada “Linha de Montagem”, que fazia referência às recentes greves do ABC:
As cabeças levantadas,
Máquinas paradas,
Dia de pescar,
Pois quem toca o trem pra frente
Também, de repente,
Pode o trem parar.
(http://www.chicobuarque.com.br/letras/linhade_80.htm)

a) Qual foi a importância das greves do ABC nos últimos anos do regime militar brasileiro, que vigorou de 1964 a 1985?
b) Aponte duas mudanças políticas que caracterizaram o processo de abertura do regime militar.

2. Um dos maiores problemas nos estudos históricos no Brasil acerca da escravidão é seu relativo desconhecimento da história e da cultura africanas. Aí, a história do Congo tem muitas lições a dar, quer para os interessados no estudo da África, quer para os estudiosos da escravidão e da cultura negra na diáspora colonial. Afinal, a região do Congo-Angola foi daquelas que mais forneceram africanos para o Brasil, especialmente para o Sudeste, posição assumida no século XVII e consolidada na virada do século XVIII para o XIX.

(Adaptado de Ronaldo Vainfas e Marina de Mello e Sousa, “Catolização e poder no tempo do tráfico: o reino do Congo da conversão coroada ao movimento Antoniano, séculos XV-XVIII”, Tempo. n. 6, 1998, p. 95-6).

a) O que foi a diáspora colonial citada no texto acima?

b) Identifique duas influências africanas no Brasil atual.

c) Nomeie e explique, no Brasil atual, uma decorrência da prática da escravidão negra.

3. Leia os trechos abaixo e responda à questão:

Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em conseqüência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.

(Adaptado de Norbert Elias, Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 199 e 204).

A exigência da anulação da ‘paz imposta’ pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do anti-semitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar.

(Adaptado de Peter Gay, A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31 e 168).

a) O que foi a República de Weimar? Relacione-a à ascensão do nazismo.

b) O que foi o Tratado de Versalhes e qual o significado da expressão “paz imposta”?

4.

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“Olhe pra cima! Rumo a 53. Aqui vai Oldsmobile!”

(Imagem retirada de Nicolau Sevcenko, A corrida para o século XXI. No loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 27).

Essa é a propaganda da primeira marca comercialmente bem-sucedida de automóveis americanos.

a) De que maneira os temas da velocidade e da inovação tecnológica aparecem na propaganda acima?

b) Como essa propaganda reforçava o American way of life (estilo de vida americano)?

c) Explique por que a corrida espacial era uma questão militar e política entre as décadas de 1950 e 1960.

5. Em 1970, o Brasil se consagrou tri-campeão mundial de futebol, quando se cantava:

Noventa milhões em ação,

pra frente, Brasil

do meu coração. (...)

Salve a seleção.

Falava-se de um “Brasil Grande”, “Brasil Potência”, e distribuíam-se adesivos com a inscrição “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Com bandeiras do Brasil na mão, cantava-se repetidamente “Este é um país que vai pra frente”. (Adaptado de Elio Gaspari, A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 207-8).

a) Relacione slogans como “Esse é um país que vai pra frente” com o chamado “milagre econômico”.

b) Relacione o slogan “Ame-o ou deixe-o” com a repressão do regime militar instaurado em 1964.

c) Cite e caracterize um movimento de oposição ao regime militar.

Questões Extra

E1. O historiador Almir Bueno, analisando o fim de um período de grande instabilidade na vida política do Rio Grande do Norte, escreveu:

“Aos grupos que haviam combatido Pedro Velho restaram poucos caminhos depois de 1896, já que não podiam chegar ao poder através do viciado sistema eleitoral republicano e não nutriam mais esperanças em soluções golpistas.”

BUENO, Almir de Carvalho. Visões de República: idéias e práticas políticas no Rio Grande do Norte (1880-1995). Natal: EDUFRN, 2002. p. 260.

Considerando esse fragmento textual, analise duas características dos governos comandados pela oligarquia Albuquerque Maranhão no período político que se inicia em 1896.

E2. Em 1960, durante a campanha para Prefeito de Natal, o jornal Folha da Tarde publicou um manifesto assinado por vários sindicatos de trabalhadores, no qual declaravam:

NATALENSES:

A classe trabalhadora, através dos seus legítimos líderes, que subscrevem o presente manifesto, conclamam [sic] a todos para uma Frente Popular Nacionalista, com os nomes dos grandes brasileiros LOTT e DJALMA MARANHÃO.

O programa de lutas é o mesmo: não desertar dos legítimos interesses do Povo; um programa nacionalista em defesa dos interesses do Brasil. [...] Sem compromisso com políticos ou grupos econômicos. Compromissos somente com o povo.

Folha da Tarde. Natal, 27 jan.1960. p. 1.

Graças aos apoios obtidos, Djalma Maranhão foi eleito para a Prefeitura de Natal e assumiu o cargo, no dia 5 de novembro de 1960.

Considerando essa conjuntura,

A) explique uma prioridade adotada pela Prefeitura de Natal, entre novembro de 1960 e abril de 1964, em consonância com o fragmento textual citado;

B) explique as medidas adotadas pelo Regime Militar, que se implantou em 1964, diante das ações do governo Djalma Maranhão à frente da Prefeitura.

E3. A década de 1920 foi muito importante, porque representou um momento significativo de reflexão sobre nosso passado e nossa identidade histórica. Apesar do autoritarismo, o povo não assistiu passivamente à ação de seus governantes; não se entregou a uma apatia desmobilizante nem se submeteu à vontade quase imperial dos coronéis.

REZENDE, Antônio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. Rumos da história. São Paulo: Atual, 2005. p. 495.

A partir desse fragmento textual,

A) cite e explique três elementos que caracterizam o poder político vigente, no Brasil, na década de 1920;

B) cite e explique duas manifestações sociais contrárias ao poder político vigente ocorridas nesse período.

 

E4. Vinícius de Moraes, inspirado em acontecimentos ocorridos em meados do século XX, escreveu o seguinte poema:

“Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas só não se esqueçam

Da rosa, da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor, sem perfume

Sem rosa, sem nada”.

MORAES, Vinícius de. Rosa de Hiroshima. Intérprete: Secos & Molhados. In: SECOS E MOLHADOS. Secos & molhados. São Paulo: Continental, p 1973. 1 CD. Faixa 9. (Série Dois Momentos).

Considerando o poema,

A) identifique o fato histórico que inspirou o poeta;

B) explique a relação desse acontecimento com o conflito internacional que ocorria naquele momento histórico;

C) analise dois efeitos ambientais provocados por esse acontecimento no local a que o poema faz referência.

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