Historia

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domingo, 28 de novembro de 2010

Revisão UFRN 2011 – Parte Final – Resolução das Discursivas

1. Em 1980, num show comemorativo ao Primeiro de Maio, o cantor Chico Buarque apresentou uma canção intitulada “Linha de Montagem”, que fazia referência às recentes greves do ABC:
As cabeças levantadas,
Máquinas paradas,
Dia de pescar,
Pois quem toca o trem pra frente
Também, de repente,
Pode o trem parar.
(http://www.chicobuarque.com.br/letras/linhade_80.htm)

a) Qual foi a importância das greves do ABC nos últimos anos do regime militar brasileiro, que vigorou de 1964 a 1985?
b) Aponte duas mudanças políticas que caracterizaram o processo de abertura do regime militar.

Resolução:

a) as greves questionavam a política econômica do governo e ao mesmo tempo o processo de abertura, limitado. Pode-se considerar como importante o fato das greves terem dado origem a um novo sindicalismo no país e criado as bases para o surgimento do Partido dos Trabalhadores, com um discurso de “esquerda”.
b) A “abertura política” executada pelos militares durante o governo Figueiredo promoveu a Lei de Anistia e garantiu a liberdade individual e de imprensa, além de restabelecer o pluripartidarismo.

2. Um dos maiores problemas nos estudos históricos no Brasil acerca da escravidão é seu relativo desconhecimento da história e da cultura africanas. Aí, a história do Congo tem muitas lições a dar, quer para os interessados no estudo da África, quer para os estudiosos da escravidão e da cultura negra na diáspora colonial. Afinal, a região do Congo-Angola foi daquelas que mais forneceram africanos para o Brasil, especialmente para o Sudeste, posição assumida no século XVII e consolidada na virada do século XVIII para o XIX.

(Adaptado de Ronaldo Vainfas e Marina de Mello e Sousa, “Catolização e poder no tempo do tráfico: o reino do Congo da conversão coroada ao movimento Antoniano, séculos XV-XVIII”, Tempo. n. 6, 1998, p. 95-6).

a) O que foi a diáspora colonial citada no texto acima?

b) Identifique duas influências africanas no Brasil atual.

c) Nomeie e explique, no Brasil atual, uma decorrência da prática da escravidão negra.

Resolução:

a) A “diáspora colonial” citada no texto foi a transmigração forçada de africanos para colônias da América e Ásia. Esperava-se do candidato a precisão quanto ao caráter compulsório do tráfico de escravos.

b) A influência africana no Brasil destaca-se no campo da religião, alimentação, composição populacional, linguagem, música, dança, etc. Bastava ao candidato indicar duas dessas influências na atualidade.

c) As decorrências da escravidão negra podem ser observadas nas situações de segregação social e racismo. Tratava-se de estabelecer uma explicação capaz de relacionar presente e passado, apresentando as razões históricas de práticas atuais segregacionistas e socialmente excludentes, como o racismo, expresso, por exemplo, nas diferenças de oportunidades no mercado de trabalho e no ensino.

3. Leia os trechos abaixo e responda à questão:

Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em conseqüência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.

(Adaptado de Norbert Elias, Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 199 e 204).

A exigência da anulação da ‘paz imposta’ pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do anti-semitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar.

(Adaptado de Peter Gay, A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31 e 168).

a) O que foi a República de Weimar? Relacione-a à ascensão do nazismo.

b) O que foi o Tratado de Versalhes e qual o significado da expressão “paz imposta”?

Resolução

a) A República de Weimar refere-se ao regime parlamentar-republicano da Alemanha entre 1918 e 1933, período democrático entre o fim da Alemanha Imperial e a chegada do nazismo ao poder. Esperava-se na resposta, portanto, uma caracterização político-institucional de Weimar e sua periodização.

Quanto à segunda parte da questão, o próprio texto apresenta a relação de Weimar com a ascensão do nazismo ao poder, mencionando que esta foi facilitada pelo fraco controle das forças militares e policiais por parte do governo durante a República de Weimar, permitindo assim que tal fragilidade fosse explorada por organizações da classe média. Esperava-se também que o candidato se referisse ao surgimento de milícias paramilitares, oposição e medo em relação aos grupos de esquerda, condições econômicas desagregadoras, como altos índices de inflação e desemprego, além dos sentimentos de humilhação e derrota causados pelo Tratado de Versalhes.

b) O Tratado de Versalhes foi o acordo de paz, assinado entre os países derrotados e vencedores na Primeira Guerra Mundial, que selou o fim da Primeira Guerra Mundial. O candidato precisava mostrar que esse acordo estabelecia a “paz imposta”, ou seja, não negociada, segundo a qual a Alemanha perdia a soberania sobre o seu território, era desmilitarizada, obrigada a pagar pesadas indenizações e a restituir territórios aos países vitoriosos.

4.

image

“Olhe pra cima! Rumo a 53. Aqui vai Oldsmobile!”

(Imagem retirada de Nicolau Sevcenko, A corrida para o século XXI. No loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 27).

Essa é a propaganda da primeira marca comercialmente bem-sucedida de automóveis americanos.

a) De que maneira os temas da velocidade e da inovação tecnológica aparecem na propaganda acima?

b) Como essa propaganda reforçava o American way of life (estilo de vida americano)?

c) Explique por que a corrida espacial era uma questão militar e política entre as décadas de 1950 e 1960.

Resolução

a) Para responder a este item, o estudante deveria observar a imagem, dela retirando informações como a comparação entre o veículo e o foguete (ou avião, como alguns responderam), que descrevem a inovação tecnológica e a velocidade.

b) O item b referia-se à percepção do american-way-of-life apresentada na propaganda. Esperava-se do candidato referências ao sonho de consumo e ascensão social, expresso no desejo de posse do automóvel como sinônimo de status e poder; aos ideais familiares expressos pelo casal que contempla o automóvel; ao incentivo à indústria (incluindo a automobilística); ao otimismo ou à confiança no futuro.

c) Nesta última parte da questão, o estudante deveria extrapolar as informações contidas na imagem e no enunciado, para alinhar os dados a uma condição histórica mais geral, a da corrida tecnológica como questão política e militar nas décadas de 1950 e 1960. Era fundamental a percepção de que o período da Guerra Fria estabeleceu-se como uma era de “corrida tecnológica”, em que o país mais equipado tecnológica e militarmente poderia assegurar territórios sob sua influência; incluindo a corrida espacial, em que a hegemonia estava expressa, por exemplo, pelo lançamento de satélites e pela conquista da Lua.

5. Em 1970, o Brasil se consagrou tri-campeão mundial de futebol, quando se cantava:

Noventa milhões em ação,

pra frente, Brasil

do meu coração. (...)

Salve a seleção.

Falava-se de um “Brasil Grande”, “Brasil Potência”, e distribuíam-se adesivos com a inscrição “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Com bandeiras do Brasil na mão, cantava-se repetidamente “Este é um país que vai pra frente”. (Adaptado de Elio Gaspari, A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 207-8).

a) Relacione slogans como “Esse é um país que vai pra frente” com o chamado “milagre econômico”.

b) Relacione o slogan “Ame-o ou deixe-o” com a repressão do regime militar instaurado em 1964.

c) Cite e caracterize um movimento de oposição ao regime militar.

Resolução

a) Para responder a esta questão, o candidato deveria relacionar o otimismo, o ufanismo, o nacionalismo e a crença no progresso, plasmados no slogan, com o “milagre econômico”, que deveria ser caracterizado, entre outros aspectos, pelo aumento dos investimentos públicos em infra-estrutura, elevado crescimento anual da economia do país, aumento considerável da dívida externa, estímulos fiscais e de crédito à agricultura e indústria e investimento na construção civil.

b) O slogan “ame-o ou deixe-o” incentivava a atitude patriótica e relaciona-se à perseguição aos opositores do regime por meio de exílio político, tortura e assassinato, entre outros instrumentos repressivos.

c) Por fim, o estudante deveria mencionar e caracterizar movimentos políticos de oposição ao regime, tais como guerrilha urbana e rural, campanha das “Diretas-já”, luta pela anistia, movimento estudantil e operário.

Questões Extra

E1. O historiador Almir Bueno, analisando o fim de um período de grande instabilidade na vida política do Rio Grande do Norte, escreveu:

“Aos grupos que haviam combatido Pedro Velho restaram poucos caminhos depois de 1896, já que não podiam chegar ao poder através do viciado sistema eleitoral republicano e não nutriam mais esperanças em soluções golpistas.”

BUENO, Almir de Carvalho. Visões de República: idéias e práticas políticas no Rio Grande do Norte (1880-1995). Natal: EDUFRN, 2002. p. 260.

Considerando esse fragmento textual, analise duas características dos governos comandados pela oligarquia Albuquerque Maranhão no período político que se inicia em 1896.

Resolução:

Características do governo da oligarquia Albuquerque Maranhão: Inexistência de oposição: o grupo do Seridó, tradicional opositor de Pedro Velho, foi cooptado por ele. Na capital, a única oposição que existia era a do ex-monarquista Elias Souto, que não tinha qualquer repercussão no seio da sociedade local.

Distribuição de cargos públicos entre parentes e aliados: foi mantida a prática de beneficiar parentes e aliados, a qual já existia no regime monárquico. Concentração de poderes no chefe oligárquico: Pedro Velho de Albuquerque Maranhão indicava, sem qualquer objeção ou consulta, os candidatos a cargos eletivos, para as diversas esferas do poder.

Controle do sistema eleitoral: em razão da prática do voto aberto e do poder coercitivo dos coronéis, comandando “currais eleitorais”, as eleições atendiam sempre aos interesses das famílias oligárquicas que estavam no poder.

E2. Em 1960, durante a campanha para Prefeito de Natal, o jornal Folha da Tarde publicou um manifesto assinado por vários sindicatos de trabalhadores, no qual declaravam:

NATALENSES:

A classe trabalhadora, através dos seus legítimos líderes, que subscrevem o presente manifesto, conclamam [sic] a todos para uma Frente Popular Nacionalista, com os nomes dos grandes brasileiros LOTT e DJALMA MARANHÃO.

O programa de lutas é o mesmo: não desertar dos legítimos interesses do Povo; um programa nacionalista em defesa dos interesses do Brasil. [...] Sem compromisso com políticos ou grupos econômicos. Compromissos somente com o povo.

Folha da Tarde. Natal, 27 jan.1960. p. 1.

Graças aos apoios obtidos, Djalma Maranhão foi eleito para a Prefeitura de Natal e assumiu o cargo, no dia 5 de novembro de 1960.

Considerando essa conjuntura,

A) explique uma prioridade adotada pela Prefeitura de Natal, entre novembro de 1960 e abril de 1964, em consonância com o fragmento textual citado;

B) explique as medidas adotadas pelo Regime Militar, que se implantou em 1964, diante das ações do governo Djalma Maranhão à frente da Prefeitura.

Resolução:

A) • Campanha de alfabetização: a campanha De pé no chão também se aprende a ler tinha por meta alfabetizar e conscientizar politicamente a população. Tais medidas concretizavam as propostas da campanha eleitoral, na qual o governo assumiu o compromisso de levar em conta exclusivamente os interesses do povo, e não se deixar levar pelas pressões de grupos políticos e econômicos.

• Praças de Cultura: eventos sistemáticos que reuniam artistas em praças de toda a cidade. Nessas ocasiões, além de se oportunizar a difusão de artistas locais também se favorecia a educação do povo, cujo acesso à cultura erudita era limitado e não dispunha de canais de difusão da cultura popular.

• Bibliotecas públicas: criação de bibliotecas em vários bairros. Essas bibliotecas possibilitavam e estimulavam o acesso das camadas populares à leitura de bons livros. O fato de estarem nos bairros facilitava o acesso da população.

• Construção de casas populares: doação de terrenos aos pobres e parte do material necessário à construção.

• Melhorias de Infra-estrutura: asfaltamento de ruas centrais. Calçamento de ruas nos bairros populares. Os moradores doavam as pedras, e a prefeitura fornecia a mão-de-obra. Duplicação da Avenida Mário Negócio.

• Implantação de um Centro de Produção: este visava ao plantio de verduras e frutas a serem distribuídas à população.

B) • Djalma Maranhão foi deposto pelo comando militar e, para substituí-lo, foi indicado um interventor militar.

• Programas sociais da Prefeitura Municipal de Natal – implantados na gestão Djalma Maranhão – foram cancelados.

• Muitos dos assessores do prefeito Djalma Maranhão foram presos e responderam a inquéritos.

• Djalma Maranhão foi exilado no Uruguai, onde, alguns anos depois, faleceu.

• Criação de IPMs: Inquéritos Policiais Militares, comandados por coronéis do Exército, foram responsáveis pela implementação de medidas repressivas do Regime Militar.

• Criação da CEI (Comissão Especial de Investigações): produziu um relatório intitulado “subversão no RN”, que indicou grande parte do estafe da prefeitura como subversiva.

E3. A década de 1920 foi muito importante, porque representou um momento significativo de reflexão sobre nosso passado e nossa identidade histórica. Apesar do autoritarismo, o povo não assistiu passivamente à ação de seus governantes; não se entregou a uma apatia desmobilizante nem se submeteu à vontade quase imperial dos coronéis.

REZENDE, Antônio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. Rumos da história. São Paulo: Atual, 2005. p. 495.

A partir desse fragmento textual,

A) cite e explique três elementos que caracterizam o poder político vigente, no Brasil, na década de 1920;

B) cite e explique duas manifestações sociais contrárias ao poder político vigente ocorridas nesse período.

Resolução:

A) • Poder local controlado pelo coronel – Os grandes proprietários de terras exerciam o controle político dos municípios e articulavam-se às oligarquias dominantes em nível federal.

• Mecanismo de sustentação do poder coronelístico – O clientelismo e a violência de suas milícias sustentavam o poder dos coronéis, que se valiam de um sistema eleitoral fraudulento, que incluía o “voto de cabresto” e os “currais eleitorais”.

• Políticas de alianças no plano federal – A “política dos governadores” (troca de favores entre os governos estaduais e o governo federal) e a política do “café-com-leite” (acordos entre oligarcas mineiros e paulistas, com o intuito de controlar a Presidência da República).

B) • Tenentismo – militares se sentiam marginalizados na República e protestavam contra o sistema vigente. Faziam oposição ao governo central. A Revolta do Forte, por exemplo, é um evento tenentista.

• Coluna Prestes – organizada por Luís Carlos Prestes, a Coluna percorreu diferentes estados brasileiros, denunciando os desmandos do sistema eleitoral.

• Fundação do PCB – O Partido Comunista Brasileiro, fundado em 1922, protestava contra a situação vivenciada pelo país e, em especial, pelo operariado.

• Organização operária – possibilitou a formação de grandes greves: desde a Proclamação da República, os operários, sobretudo os migrantes, reivindicavam melhorias sociais, como o salário mínimo e a jornada de trabalho de 8 horas diárias.

• Semana de Arte Moderna – ocorrida de 11 a 18 de fevereiro de 1922, propunha a renovação da cultura e reforçava o nacionalismo.

• Cangaço – movimento surgido no sertão nordestino em razão das péssimas condições de vida da população desfavorecida economicamente e excluída dos privilégios sociais.

• Movimento Sufragista – lideranças feministas reivindicavam maior participação das mulheres no cenário político nacional. A luta pelo direito ao voto constituía a bandeira desse movimento.

• Criação do BOC – nesse contexto, as organizações operárias marcaram presença no parlamento brasileiro, a exemplo da formação do Bloco Operário e Camponês, de considerável influência comunista.

E4. Vinícius de Moraes, inspirado em acontecimentos ocorridos em meados do século XX, escreveu o seguinte poema:

“Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas só não se esqueçam

Da rosa, da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor, sem perfume

Sem rosa, sem nada”.

MORAES, Vinícius de. Rosa de Hiroshima. Intérprete: Secos & Molhados. In: SECOS E MOLHADOS. Secos & molhados. São Paulo: Continental, p 1973. 1 CD. Faixa 9. (Série Dois Momentos).

Considerando o poema,

A) identifique o fato histórico que inspirou o poeta;

B) explique a relação desse acontecimento com o conflito internacional que ocorria naquele momento histórico;

C) analise dois efeitos ambientais provocados por esse acontecimento no local a que o poema faz referência.

Resolução:

A) Trata-se do lançamento da bomba atômica, pelos EUA, sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

B) A resposta deverá apresentar uma das explicações a seguir:

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico internacional ocorrido entre 1939 e 1945. Na transição da década de 1930 para a de 1940, dois blocos de países se organizaram: de um lado, o EIXO (formado pela Alemanha, Itália e Japão); do outro, os ALIADOS (formado inicialmente pela Inglaterra e França; posteriormente, recebeu a adesão dos EUA, da URSS, do Brasil e de outros países). A política expansionista dos países do Eixo e a disputa ideológica têm sido apontadas como fatores que favoreceram a eclosão da guerra. Porém, é necessário considerar também o interesse expansionista dos EUA e da Inglaterra.

O lançamento da bomba está relacionado a uma série de acontecimentos ocorridos em 1945: Em 28 de abri l de 1945, Mussolini foi preso e fuzilado pela resistência italiana; no final de abril (possivelmente dia 30), Hitler suicidou-se; em 7 de maio de 1945, o alto comando alemão se rendeu aos aliados. Em agosto de 1945, a vitória aliada já estava definida, apenas as tropas japonesas se recusavam a depor as armas. Aproveitando-se desse fato, os EUA lançaram duas bombas, a primeira em Hiroshima (em 6 agosto de 1945) e a segunda em Nagasaki (no dia 9 do mesmo mês). Harry Truman foi o presidente americano que ordenou a ação militar.

C) A explosão provocou um calor de cerca de 5,5 milhões de graus centígrados, similar às temperaturas próximas ao l imbo do sol. Após o lançamento, um clarão (na forma de cogumelo) ergueu-se à altura de 9.000 m, provocando ventos de 640 a 970 km/h e espalhando material radioativo numa espessa nuvem de poeira.

Destruição das cidades. Quando atingiu seu alvo, um furacão de fogo arrasou a cidade: centenas de milhares de pessoas feridas, cobertas de vidro e madeira ou com seus corpos queimados. Hiroshima tinha, na época, cerca de 330 mil habitantes e era uma das maiores cidades do Japão. o bombardeio matou cerca de 130 mil pessoas e feriu outras 80 mil. A maioria das vítimas era formada pela população civil, que nada tinha a ver com a guerra.

Mi lhares de pessoas foram desintegradas e, em função da falta de cadáver, as mortes jamais foram confirmadas. Prédios e vegetação sumiram, transformando a cidade num deserto. Num raio de 2 km, a partir do centro da explosão, a destruição foi total. A bomba lançada é até hoje a arma que mais mortes provocou em pouco tempo (221.893 mortos é o total das vítimas da bomba reconhecidas oficialmente).

Efeitos a médio e longo prazo. A bomba também afetou seriamente a saúde de milhares de sobreviventes. Os efeitos radiativos permaneceram durante muito tempo. A partir dos acontecimentos, muitas crianças ficaram cegas, outras já nasceram cegas; as casas e as árvores foram destruídas, alterando a vida das pessoas. Fala-se na “hereditariedade da bomba” para referir-se aos efeitos que permaneceram por várias gerações.

Um comentário:

  1. O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) gostaria de ter esta música como referência, assim como foi "Este é um país que vai pra frente" na época do EMFA?

    Tô vendo tudo (NA VOZ DE ZÉ RAMALHO )

    Thiago Raphael

    https://www.youtube.com/watch?v=D-h7RBkMO6U

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