Historia

Historia

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Execícios – Antigo Oriente - Discursivas

01. Observe atentamente o Mapa abaixo:

Região da Palestina

A) Qual o papel de Ciro na construção e consolidação do império Persa na antiguidade?

B) Discorra sobre as realizações administrativas de Dario I e seus legados para o mundo atual.

02. Sobre o Egito antigo, é CORRETO afirmar que:

(01) o rio Nilo foi de suma importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte.

(02) a construção das pirâmides atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período do Egito antigo e só foi possível graças à enorme mão-de-obra escrava existente desde o Antigo Reino.

(04) os egípcios antigos acreditavam em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu sistema mitológico.

(08) a despeito da influência islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Egito antigo.

03. Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.C.

image

a) Que atividades de trabalho desses povos podem ser identificadas nas imagens e objetos retratados?

b) Identifique e analise duas mudanças e duas permanências entre as atividades e técnicas do antigo Egito e as praticadas no Brasil contemporâneo.

04. O palácio real constitui naturalmente, na vida da cidade mesopotâmica, um mundo à parte. Todo um grupo social o habita e dele depende, ligado ao soberano por laços que não são somente os de parente a chefe de família, ou de servidor a senhor. (...) Este grupo social é numeroso, de composição muito variada, abrangendo trabalhadores de todas as profissões, domésticos, escribas, artesãos, homens de negócios, agricultores, pastores, guardiões dos armazéns, etc., colocados sob a direção de um intendente. É que a existência de um domínio real, dotado de bens múltiplos e dispersos, faz do palácio uma espécie de vasta empresa econômica, cujos benefícios contribuem para fundamentar solidamente a força material do soberano. (Aymard/Auboyer, "O Oriente e a Grécia - As civilizações imperiais".)

a) Como se organizava a vida social e política na Mesopotâmia?

b) Um dos grandes legados da Mesopotâmia foi a criação do Código de Hamurabi. Quais os principais aspectos desse Código?

05. (UFRN – 2001) A escravidão humana, surgida na Antigüidade e caracterizada pela sujeição do homem pelo homem, foi retomada no Mundo Moderno, com aspectos econômicos e sociais semelhantes.

Explicite duas semelhanças de ordem socioeconômica entre a escravidão antiga e a moderna.

06. No antigo Egito e na Mesopotâmia, assim como nos demais lugares onde foi inventada, a escrita esteve vinculada ao poder estatal. Este, por sua vez, dependeu de um certo tipo de economia para surgir e se desenvolver.

Considerando as afirmações acima, explique as relações entre:

a) Escrita e Estado;

b) Estado e economia.

Ps.: Todas as questões apresentadas aqui são de vestibulares federais de todo país. As fontes foram ocultadas propositadamente. 

“Made suas Questões discursivas para o meu e-mail que eu corrijo. Proxima semana eu vou postar uma espectativa de resposta. Dúvidas: Comentarios, Orkut - Sueltom Gonzaga…Sombra, email – sueltom@yahoo.com.br, msn – sueltom@bol.com.br e pelo nº 87174036.”

Um comentário: