Historia

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sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Revisão Geral – Módulo 2: Idade Média

Questão 1

“A Idade Média européia é inseparável da civilização islâmica já que consiste precisamente na convivência, ao mesmo tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo, sobre uma área comum impregnada pela cultura greco-romana.”

José Ortega y Gasset (1883-1955).

O texto acima permite afirmar que, na Europa ocidental medieval,

a) formou-se uma civilização complementar à islâmica, pois ambas tiveram um mesmo ponto de partida.

b) originou-se uma civilização menos complexa que a islâmica devido à predominância da cultura germânica.

c) desenvolveu-se uma civilização que se beneficiou tanto da herança greco-romana quanto da islâmica.

d) cristalizou-se uma civilização marcada pela flexibilidade religiosa e tolerância cultural.

e) criou-se uma civilização sem inamismo, em virtude de sua dependência de Bizâncio e do Islão.

Questão 2

“Da armada dependem as colônias, das colônias depende o comércio, do comércio, a capacidade de um Estado manter exércitos numerosos, aumentar a sua população e tornar possíveis as mais gloriosas e úteis empresas.”

Essa afirmação do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o caráter do

a) liberalismo.

b) feudalismo.

c) mercantilismo.

d) escravismo.

e) corporativismo.

Questão 3

Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

d) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.

Questão 4

Nicolau Maquiavel, em 1513, na Itália renascentista, escreveu:

Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo freqüentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (...) O príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que aparente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a

isso estiver obrigado.

Adaptado de Nicolau Maquiavel. O Príncipe.

Indique qual das afirmações está claramente expressa no texto:

a) Os homens considerados bons são os únicos aptos a governar.

b) O príncipe deve observar os preceitos da moral cristã medieval.

c) Fidelidade, humanidade, integridade e religiosidade são qualidades indispensáveis ao governante.

d) O príncipe deve sempre fazer o mal, para manter o governo.

e) A aparência de ter qualidades é mais útil ao governante do que possuí-las.

Questão 5

“Os cristãos fazem os muçulmanos pagar uma taxa que é aplicada sem abusos. Os comerciantes cristãos, por sua vez, pagam direitos sobre suas mercadorias quando atravessam o território dos muçulmanos. O entendimento entre eles é perfeito e a eqüidade é respeitada.”

Ibn Jobair, em visita a Damasco, Síria, 1184.

In: Amin Maalouf, 1988.

Com base no texto, pode-se afirmar que, na Idade Média,

a) as relações comerciais entre as civilizações do Ocidente e do Oriente eram realizadas pelos judeus e bizantinos.

b) o conflito entre xiitas e sunitas pôs a perder o florescente comércio que se havia estabelecido gradativamente entre cristãos e muçulmanos.

c) o comércio, entre o Ocidente cristão e o Oriente islâmico, permaneceu imune a qualquer interferência de caráter político.

d) a Península Ibérica desempenhou o papel de centro econômico entre os mundos cristão e islâmico por ser a única área de contacto entre ambos.

e) as cruzadas e a ocupação da Terra Santa pelos cristãos engendraram a intensificação das relações comerciais entre cristãos e muçulmanos.

Questão 6

Típicas criações da Idade Média, propiciaram a formação de novas cidades:

A) o comerciante e a moeda.

B) a moeda e o “portus”.

C) os mercadores e as muralhas.

D) as feiras e o artesanato.

E) os burgos e as abadias.

Questão 7

Na sociedade medieval, vigorava uma ideologia que considerava as mulheres inferiores aos homens, resultando em um cotidiano marcado pela hegemonia da autoridade masculina. Ainda que a Igreja pregasse que homens e mulheres eram objetos do amor de Deus, não eram poucos os religiosos que percebiam as mulheres como agentes do demônio.

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a cultura e a sociedade européias, no período classicamente conhecido como Idade Média.

A) As mulheres eram consideradas inferiores aos homens por serem incapazes de trabalhar com as técnicas tradicionais de cura por meio do uso de plantas medicinais.

B) A mentalidade era profundamente marcada pelo ideário católico, que preconizava, inclusive, o papel que homens e mulheres deveriam desempenhar na sociedade.

C) A submissão feminina à autoridade masculina caracterizou a sociedade daquele tempo como uma organização tipicamente matriarcal.

D) A mulher, ainda que posta em uma condição submissa em relação ao homem, tinha grande poder e influência sobre a Igreja Católica.

E) A condição feminina era fruto da grande influência que o racionalismo científico exercia sobre a cultura daquele período.

Questão 8

As caravanas do Sudão ou do Niger trazem regularmente a Marrocos, a Tunes, sobretudo aos Montes da Barca ou ao Cairo, milhares de escravos negros arrancados aos países da África tropical (...) os mercadores mouros organizam terríveis razias, que despovoaram regiões inteiras do interior. Este tráfico muçulmano dos negros de África, prosseguindo durante séculos e em certos casos até os mais recentes, desempenhou sem dúvida um papel primordial no despovoamento antigo da África.

(Jacques Heers, O trabalho na Idade Média.)

O texto descreve um episódio da história dos muçulmanos na Idade Média, quando

(A) Maomé começou a pregar a Guerra Santa no Cairo como condição para a expansão da religião de Alá, que garantia aos guerreiros uma vida celestial de pura espiritualidade.

(B) atuaram no tráfico de escravos negros, dominaram a África do Norte, atravessaram o estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica.

(C) a expansão árabe foi propiciada pelos lucros do comércio de escravos, que visava abastecer com mão-de-obra negra as regiões da Península Ibérica.

(D) os reinos árabes floresceram no sul do continente africano, nas regiões de florestas tropicais, berço do monoteísmo islâmico.

(E) os árabes ultrapassaram os Pirineus e mantiveram o do mínio sobre o reino Franco, até o final da Idade Média ocidental.

Questão 9

Observe a foto da Catedral de Notre Dame de Paris, construída entre 1163 e 1250.

(Adhemar Marques, Pelos caminhos da História: Ensino Médio.)

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Sobre o contexto histórico que levou ao surgimento das catedrais, pode-se afirmar:

(A) o papel dos monarcas foi decisivo, financiando a sua construção para glorificar o poder real.

(B) sua construção está associada ao reflorescimento e à prosperidade do mundo urbano.

(C) financiadas com os recursos do clero romano, ampliaram a influência do Papa no Oriente.

(D) surgiram como resposta do papado ao Cisma do Oriente, glorificando a Igreja Romana.

(E) eram templos destinados à alta nobreza, que assim evitava o contato com o povo da cidade.

Questão 10

O culto de imagens de pessoas divinas, mártires e santos foi motivo de seguidas controvérsias na história do cristianismo.

Nos séculos VIII e IX, o Império bizantino foi sacudido por violento movimento de destruição de imagens, denominado

“querela dos iconoclastas”. A questão iconoclasta

(A) derivou da oposição do cristianismo primitivo ao culto que as religiões pagãs greco-romanas devotavam às representações plásticas de seus deuses.

(B) foi pouco importante para a história do cristianismo na Europa ocidental, considerando a crença dos fiéis nos poderes das estátuas.

(C) produziu um movimento de renovação do cristianismo empreendido pelas ordens mendicantes dominicanas e franciscanas.

(D) deixou as igrejas católicas renascentistas e barrocas desprovidas de decoração e de ostentação de riquezas.

(E) inviabilizou a conversão para o cristianismo das multidões supersticiosas e incultas da Idade Média européia.

Gabarito

1 - C

2 - C

3 - E

4 - E

5 – E

6 – E

7 – B

8 – B

9 – B

10 – A

Revisão Geral – Módulo 1 (Gabarito)

1 – D/2 – C/3 – B/4 – A/5 - FVFFF/6 – FFVFF/7 – C/8 – D/9 – A       10 – C/11 – D/12 – 04/13 – E/14 – C/15 – D/16 – B/17 – C/18 - /19 - /20 – FFFVF/21 – A/22 – B/23 - /24 – D/25 – B/26 – D

Link para download da Revisão Geral – Módulo 1: Grécia e Roma (Objetivas): http://www.megaupload.com/?d=AFVKRY7K

Em breve as questões discursivas, o Módulo 2: Idade Média e o Módulo 3: Idade Moderna.

Obrigado.

Bons Estudos.

Um Abraço.